Nas vésperas da Data Fifa, o Botafogo contornou com o brilho de dois selecionáveis para vencer o Athletico por 1 a 0, neste sábado (5), na Ligga Arena. Apesar do placar magro, não perderam chances na partida válida pela 29ª rodada do Brasileirão. Foi a primeira vitória do Glorioso na casa do Furacão desde 2008.
O único a balançar a rede foi o Igor Jesus, ainda no início do primeiro tempo. Novidade na Seleção Brasileira , o atacante contorno com assistência de Savarino , convocado pela Venezuela.
Com o resultado, o Glorioso chega aos 60 pontos e segue na liderança específica do Brasileirão. O Athletico, sem vencer há sete rodadas, segue com 31 e próximo do Z4. Veja a tabela!
Com a Data Fifa, os times voltam a campo em duas semanas. O Athletico visita o Corinthians, na Neo Química Arena, no dia 17. O Botafogo recebe o Criciúma, no Maracanã, no dia 18.
Botafogo domina e sai na frente
O Botafogo impôs seu ritmo desde o apito inicial. O Athletico tentou controlar o jogo pela posse de bola, mas o tempo de Artur Jorge levou vantagem nos ataques pelos lados.
O gol que abriu o placar teve a participação de dois selecionáveis. O venezuelano chamou o jogo e, pela direita, encontrou ótimo passe em profundidade para Igor Jesus.
Novidade na lista de Dorival Júnior para a Data Fifa de outubro, Igor Jesus fez a entrega perfeita e, cara a cara com Mycael, tocou na saída do goleiro: 1 a 0 aos 14 minutos!
Nos erros, Athletico reage
Sem a mesma concentração ou intensidade do início do jogo, o Botafogo passou a errar muito quando esteve em vantagem. Desta forma, coloque o Athletico na partida.
Foram desarmes no campo ofensivo, faltas e escanteios em sequências, com a bola levantada na área de John várias vezes, mas o Furacão não conseguiu concluir bem os lances.
Chances lá e cá
Com Julimar e Nikão, o Athletico atualizou postura mais agressiva após o intervalo - o que deixou a partida ainda mais aberta, com oportunidades para os dois tempos.
O contra-ataque ficou à disposição do Botafogo. Aos cinco minutos, Luiz Henrique arrancou, invadiu a área, mas parou na grande defesa de Mycael.
O Athletico respondeu com finalizações de Canobbio e Julimar e voltou a apostar na bola aérea, mas acertou sem ser ineficiente. Desta forma, a vantagem alvinegra se manteve.
Furacão no tudo ou nada
Nas entradas de João Cruz e Praxedes, Lucho González foi para o tudo ou nada na Ligga Arena, que veio junto com as boas chances criadas pelo Athletico.
Dos 20 aos 27 minutos, o Furacão pressionou. João Cruz, duas vezes, Canobbio e Mastriani, procuraram, mas as finalizações foram travadas ou defendidas por John.
Em outra jogada em velocidade, Savarino não ampliou por pouco. Aos 28, o camisa 10 do Botafogo arriscou de longe e acertou a travessão de Mycael.
Do outro lado, as mudanças de Artur Jorge não fizeram o Botafogo reassumir o controle da partida. A defesa, no entanto, conseguiu a vitória até o apito final.
Athletico 0 x 1 Botafogo
Atlético
Mycael, Madson, Kaique e Gamarra (João Cruz); Cuello (Julimar), Gabriel (Praxedes), Erick, Zapelli (Nikão) e Esquivel; Canobbio e Mastriani (Di Yorio) - Técnico: Lucho González.
Botafogo
John; Vitinho, Bastos, Barboza e Alex Telles; Gregore (Allan), Marlon Freitas (Tchê Tchê) e Savarino; Almada (Danilo Barbosa), Luiz Henrique (Matheus Martins) e Igor Jesus (Tiquinho Soares) - Técnico: Artur Jorge.
Gols: Igor Jesus (14'/1ºT), do Botafogo
Cartão amarelo: Kaique, Madson (CAP); Gregore, Danilo Barbosa e Tiquinho Soares (BOT)
Cartão vermelho: Não houve.
Público: 23.646 presentes / Renda não divulgada.
Motivo: Jogo da 29ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e hora: 5 de outubro de 2024, às 16h30 (de Brasília)
Local: Ligga Arena, em Curitiba (PR)
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (Fifa/SP)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (Fifa/MG) e Luiz Alberto Andrini Nogueira (SP)
Árbitro de vídeo: Gilberto Rodrigues Castro Junior (PE)